O cartão de visitas precisa de um acabamento marcante e qualificado, que transmita os valores de um profissional ou empresa. A combinação de elementos no acabamento pode deixar o cartão de visitas mais impactante e reforçar o contato firmado por meio deste material impresso.
São vários os acabamentos disponíveis no mercado para cartão de visitas. Entre as principais tendências, temos a laminação fosca, que garante mais durabilidade e sofisticação ao cartão.
Para quem não conhece, a laminação é uma película que envolve o cartão e oferece mais brilho e resistência para o papel. A laminação é uma técnica altamente sofisticada, que garante uma camada de proteção ao cartão e acaba com a possibilidade de manchas que danificam o material.
Além disso, a laminação está entre os melhores acabamentos para cartão de visitas por que aproveita bem a utilização das cores. O processo de laminação de cartões é conduzido por meio da injeção de calor. A resistência agregada aos cartões após o procedimento é um dos grandes benefícios, pois eles não rasgam com facilidade. Alguns clientes optam pela laminação nos dois lados do cartão.
Entre os acabamentos para cartão de visitas, temos também o verniz brilho, que torna as cores mais vivas e destaca o logotipo da empresa e as informações de contato. Sem dúvida, o verniz brilho é o acabamento para cartão de visitas preferido dos clientes, pois torna o produto ousado e bonito.
A aplicação de verniz nos cartões pode acontecer em papel couché e com técnicas de UV, método de secagem com utilização de raios ultravioletas. O cartão de visitas pode ser envernizado para favorecer a existência do contraste.
Há também opções diferentes para os acabamentos dos cartões, como é o caso do hot stamping, que aproveita uma camada metalizada nos cartões tanto na apresentação de textos como de imagens. O uso de relevo pode ser interessante para dar mais valor ao logo da empresa.
O mais importante no momento de escolher o acabamento é ter bom senso para que o cartão de visitas acompanhe de forma equilibrada e profissional a imagem corporativa da organização. Isto significa que uma empresa conservadora deve manter seu perfil na apresentação do cartão de visitas, usando cores compatíveis com a sua identidade e posicionamento.