Não basta ter um cartão de visitas interessante e com design único, é preciso também conhecer a etiqueta social que deve ser colocada em prática no momento de entregar os cartões de visitas. É comum que a troca de cartões aconteça em eventos do cotidiano e também em encontros formais de negócios.

 

Para se destacar na hora do networking, o diferencial deve estar sempre na intenção e na forma como se entrega o cartão para estabelecer o vínculo inicial. Existem algumas dicas de como se comportar no momento de entregar os cartões de visitas.

 

Confira 10 pontos importantes da etiqueta social para a troca de cartões:

 

1 – Entregue o cartão de visitas depois de um aperto de mão. O gesto do toque entre mãos é como um compromisso firmado.

 

2 – Qualquer encontro com intuito profissional é conveniente para a troca de cartões. Entregue o seu cartão logo no começo da reunião.

 

3 – Eventos corporativos, elaborados para a interação entre profissionais de áreas correspondentes, são ideais para a troca de cartões de visitas.

 

4 – As circunstâncias são determinantes para a troca de cartões, mas elas podem variar. De acordo com a etiqueta social, no primeiro encontro é fundamental que haja o estreitamento de laços.

 

5 – Não fique agitado ou ansioso para trocar cartões. Este tipo de comportamento quebra a etiqueta.

 

6 – Nunca troque cartões em situações inadequadas ou inconvenientes. Muitas pessoas encontram executivos importantes em lugares inesperados como hospitais, restaurantes, passeios à praia ou ao shopping. De acordo com as regras de etiqueta para a troca de cartões, não é conveniente agir em momentos de lazer.

 

7 – A etiqueta social estabelece que as pessoas sempre tenham cartões de visitas atualizados. Se você vai a um encontro sem cartões é provável que isto demonstre uma falta de organização profissional.

 

8 – Os cartões não são panfletos e, por isso mesmo, não devem ser distribuídos aos montes, para qualquer pessoa. Esta é uma regra de etiqueta básica para a troca de cartões.

 

9 – Cuide bem dos cartões de visitas. Nunca dobre as pontas do cartão ou distribua cartões rasurados e amassados. Tenha sempre um porta cartões em mãos.

 

10 – Conheça as diferenças culturais entre as nacionalidades no momento de trocar cartões de visitas. Japoneses e chineses valorizam tanto a prática que costumam receber os cartões com as duas mãos.