Para que uma empresa possa se consolidar no mercado e tornar sua marca conhecida é fundamental trabalhar com materiais impressos promocionais e de divulgação. O cartão de visitas aparece neste contexto como a melhor solução para estreitar relações e iniciar grandes parcerias no mundo corporativo.
Uma empresa sem cartão e identidade visual é como um aquário sem peixes: vazio e sem vida. É este material específico que poderá gerar contatos e networking. Por isso, em reuniões e encontros de negócios é comum que os empreendedores troquem seus cartões como uma forma de estabelecer um vínculo inicial.
O layout do cartão, o logotipo, a escolha do papel e do tipo de impressão já oferecem a terceiros uma noção real do trabalho, da seriedade e do compromisso com a qualidade que as empresas apresentam.
Confira 5 fatores relevantes sobre um cartão de visita:
1 – O cartão de visita é um convite ao networking. Este material impresso gera ótimas oportunidades de negócios e parcerias, mas ele precisa ser feito com alguns critérios relevantes. Ele deve apresentar informações básicas como o nome, sobrenome e o cargo da pessoa que representa a empresa, além de conter a grafia correta e informações de contato, como e-mail, telefone e site da empresa.
2 – O cartão transmite credibilidade. Esta é uma característica essencial e, por isso, não é recomendado utilizar cartões de visita feitos de maneira artesanal ou caseira. Uma empresa nunca deve entregar cartões com impressão feita a jato de tinta. Muito menos, cartões com rasuras e etiquetas. Cartões com defeitos ou reutilizados causam péssima impressão.
3 – Os cartões de visita para negócios devem ser clean, feitos com organização. De preferência, utilize apenas o logotipo da empresa e as principais informações de contato em um cartão com fundo neutro. A disposição dos dados deve ser feita de forma equilibrada, sem que o cartão fique poluído. Lembre-se que o cartão não tem o objetivo de divulgar produtos e serviços, mas sim de estabelecer contato.
4 – O tamanho do cartão de visita é muito relevante. Atualmente, a tendência é utilizar cartões menores, com tamanho de 85 mm x 55 mm. Este formato segue o padrão internacional e oferece mais praticidade, pois cabe perfeitamente em todos os tipos de carteiras e porta cartões.
5 – Não economize no cartão de visita. É fundamental contratar um serviço profissional para confeccionar e imprimir o cartão. O design deve acompanhar a identidade visual da empresa.